Páginas

29 maio 2010

Entre www e pontocom [extra]: FAROL DAS LETRAS

Esta notícia é digna de um post!
Caros e Caras, visitem o blog Farol das Letras que está mais aceso que o Farol do Cabo Branco! Boa pedida para os estudantes de Letras e embarcações perdidas no meio deste oceano literário.

26 maio 2010

Entre www e pontocom: DIBURROS

Sempre admirei a arte do desenho, porém em minhas investidas, meus rabiscos não formavam nem um risco. Fuçando a net descobri o blog do Marcelo Braga, graduado em Desenho Industrial pela Unesp de Bauru-SP. É curioso como ele desmistifica os personagens através de gravuras cômicas avantajadas. Hulk, Homem de Ferro e Wolverine dançam em curvas e linhas que nunca vi.
Um de seus mais recentes trabalhos foi a capa da série Jesus Hates Zombies da Alterna Comics. No blog ele mostra todas as etapas desde a seleção de fotos-base até a arte final. Seus heróis são o Palhaço, a Patrulha Tex e o Juiz (foto).

Braga tem vínculo com a macacolândia, um grupo que realiza diversas produções e campanhas publicitárias. Seu traço peculiar explora o cotidiano, revelando de forma perfeccionista as expressões faciais, os gestos das pessoas e os lugares ao seu redor (vide os rascunhos de sua viagem ao Chile).
Dêem uma sacada! Garanto que não é um saco!

24 maio 2010

Película: The Cable Guy (O Pentelho)

Dentre as escassas lembranças daquele derradeiro ano de 1996 vivido na capital paulistana, captei as memórias de meu primeiro emprego: atendente de vídeo-locadora. Perdido em meio a uma pilha de fitas VHS com os meus 14 anos, acabara de receber o entregador com os mais recentes lançamentos para a Brugatha Video. No pacote, "O Pentelho" com um cara engraçado na capa. Começava a minha admiração pelo trabalho de Jim Carrey.

(Créditos da imagem: http://www.adorocinema.com)

O filme retrata a vida pacata de Steven (Matthew Broderick) que, terminado o romance com sua namorada, tenta prosseguir sua nova vida, com novas idéias, novas metas, novo apartamento e... novo amigo? Ele não contava com esta última perspectiva até conhecer o instalador Chip Douglas (Jim Carrey) e sugerir um "pacote extra" de canais de tv a cabo em troca desta amizade. Eis que começa o inferno na vida de Steven.

CENA DESTAQUE
A visita na prisão é impagável. Chip se oferece a Steven "literalmente" para retirá-lo do presídio.

FICHA TÉCNICA
título original: The Cable Guy
lançamento: 1996 (EUA)
direção: Ben Stiller (segundo filme dirigido pelo promissor ator e diretor do gênero)
atores: Jim Carrey, Matthew Broderick, Jack Black, Leslie Mann, George Segal
duração: 95 minutos
gênero: comédia

Fontes de pesquisa: Wikipedia / Adorocinema.com

22 maio 2010

Se fosse bom, eu vendia: Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite

Opino que a educação do berço é mais importante do que todas as outras que você pode adquirir. Não trocaria um conselho de mãe por uma tese de doutorado. Posso observar isto todos os dias, em meu trabalho, nos pês que bebem água e tomam um cafézinho.


Somos seres humanos, porém as formigas batem antenas de maneira mais graciosa do que poucos que sequer murmuram monossílabos. Ignoro então, ou não serei um ignorado também?
Que ignorância!
Dica: aos que adentrarem a um recinto, um bom dia respeitoso comunicando sua presença e logo após um obrigado expressando gratidão. Tudo isto atesta educação. Mas já é tarde, são jovens aborrecentes, o que se pode mudar nesta fase? Uma boa tarde aborrecida já resolvia.
Então boa noite e se encerra o assunto. Sabe... estou ficando aborrecido...
Pra quê tudo isso? A gente se esbarra e eleva as sobrancelhas como sinal de saudação e fica tudo cumprimentado e tudo resolvido. Combinado? Não.
Prefiro um grão de açúcar.

20 maio 2010

SETLIST: Waiting for the Sun (The Doors)

Na agulha, composta por Jim e gravada em 1968 originalmente para o álbum do mesmo nome, foi lançada dois anos depois, em 1970, para o Morrison Hotel.

Poderia dizer que a música retrata o anseio do cantor em busca de uma luz (da verdade, de Deus) representada pelo sol, fazendo referências ao Jardim de Éden - correndo ao oceano em busca da liberdade - embora este mesmo sol esteja se dispersando (the scattered sun), frustrando o seu encontro. Demonstra, também, suas crises existenciais como no verso "This is the strangest life i've ever known".
É uma das canções mais belas do grupo e, infelizmente, uma das poucas que não possui versão live.
Portanto, não deixe o Jim esperando, afinal, como ele mesmo diz nesta música: "Waiting for you to hear my song".

18 maio 2010

Pega descendo: o BOOM de Blogs e Portais na PB

(créditos da imagem: www.themoderatevoice.com)

Todo mundo sabe que os fervorosos matam pelo fervor, mesmo que para isso tenham que utilizar da esquerda ou da direita (das mãos). Motivados estritamente pela razão política, chovem portais e blogs que ora favorecem Piauí, ora os Caio Limão. Há, ainda, os que prefiram um Coitinho quando em vez. Que gozado!
É preciso que o TRE se ligue nesse crime eleitoral de "propaganda não-autorizada". Me admira alguns formadores de opinião nesta incursão desmedida e conchavada.
Mas é melhor eu nem me estender no assunto ou posso virar notícia nestes mesmos portais com um tiro no pleito... Credo em Cruz.

14 maio 2010

Rosa morena e docinha

Confesso que ainda estou me adaptando à rotina de um casal, mas Izabele consegue fazer o díficil virar fácil. E me aturar é do nível HARDEST pra cima. Exit game? Acreditem, ela não se entrega assim.
Nesses dias adoeci bastante, por coincidência ou não, 15 dias após tomar a vacina contra o H1N1, e ela aqui, assídua, ao meu lado. Nesses poucos mais de 3 anos casados percebo que amadureci muito e a vida a dois (digo a três, com Luquinhas) é responsável por este processo. O convívio com as diferenças, as dificuldades, contribuem para estreitar nossa relação e fazer do casamento uma arte complexa e simples ao mesmo tempo.
Não existe fórmula, mas tem uns ingredientes que são indispensáveis: respeito e diálogo. O amor estabelece o vínculo enquantos estes dois o fortalecem.
Nossos espaços se confundem, em idéias diferentes, e não sabemos mais o que sou eu ou o que é ela. Daí percebemos, na realidade, que somos um só.
Dei muitas cabeçadas antes de encontrá-la. Ainda bem que ela veio com o gelo.
TE AMO IZABELE!

13 maio 2010

PRÓ-VERBO

"Não tem calçamento, não tem esgoto, não tem nada"
Provérbio de Bayeux-PB

12 maio 2010

Amigos amigos, negócios pra quê?

Nós nos prendemos tanto aos compromissos do dia-a-dia, a rotina estressante intercalada pelo almoço e jantar (até porque não dá tempo pro café da manhã) e pra quê?

(créditos da imagem: http://www.imageshack.us)

Quanto aos nossos amigos, pode procurar, mesmo depois de tanto tempo, eles vão estar lá. Que legal!
A gente conversa,
A gente se entende,
A gente discute,
A gente compreende... Ah gente! Uma pausa pro riso.

Que cabeça doida a minha! Esqueci que você não ia me esquecer. Parece que não, mas ao que me parece, somos parecidos. Sabe por quê? Porque
A gente se gosta,
A gente quer se ouvir,
A gente quer se ver... Ah gente! Uma pausa pro silêncio destas palavras.

E o barulho oco do vazio opaco? Sopapo nos pensamentos distantes, mirabolantes e efervescentes das drágeas de tua companhia. Três vezes ao dia após as refeições e
A gente melhora,
A gente se cura,
A gente se cuida... Ah gente! Uma pausa para minha cara de doente.

Então vamos sair de vez, rodar e ficar tontos, neste vórtice inebriante
A gente ri,
A gente chora... Ah gente que quero tanto bem! Pausa.

O celular avisa que o despertador tocou. Risco o dia do calendário. Tudo se normalizou?
Ah gente! OBRIGADO.

Dedicado aos meus amigos, em especial, à Débora Aquino, Jefferson e Sybelle Cardoso.

10 maio 2010

Cornetando: O que é isso companheiro?

Estamos nos aproximando de mais uma edição da Copa do Mundo da FIFA e isto me faz lembrar de algo que me intriga há tempos no futebol: porque a Europa não respeita os clubes brasileiros?

(créditos da imagem: http://www.ipcdigital.com)

Acompanhei o sorteio dos grupos na África do Sul e era visível o semblante de preocupação dos portugueses, norte-coreanos e marfinenses ao caírem na chave brasileira. Não só deles, e sim, de todos que estavam nesta expectativa.
Pela história e pelas conquistas, a Seleção é temida, vigiada e garimpada pelos valiosos euros que buscam um diferencial em seus times: um brasileiro. Então, podemos concluir que uma Seleção Brasileira se faz de...? Brasileiros. Do Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro ou até mesmo do Mixto do MS. Mas aí vêm a mídia que supervaloriza a "UEFA CHAMPIONS LEAGUE" (a Libertadores européia) e acá, no submundo, batizamos nosso torneio com o nome de um banco (por força de contrato e cifras), perdendo, aos poucos, a identidade da competição. Aliás, isto já é prática de nossa Conmebol, criar e extinguir torneios, a citar: Copa Conmebol, Mercosul, Merconorte e olha que a "Copa NISSAN Sudamericana" está indo no mesmo caminho. Mas, para não perder o fio da jogada, penso que o nível da Libertadores (da América), organizadores à parte, é mais "paulera" ou, usando de alegorias, eu diria que a LIGA é como um amistoso: técnico e elegante, calculista, de exibição; e a LIBERTADORES é como aquela peneira onde todos precisam mostrar serviço para serem os escolhidos. Daí, enfim, sai o campeão das Américas. Passaporte carimbado para o Mundial de Clubes onde os louros de sua conquista serão trocados por menosprezo, subestima e desdém. Vamos até o ano de 2006 e assistiremos ao jogo do ULTRA Barcelona FC de Puyol, Iniesta e do Ronaldinho. Gaúcho do RS. Contra mais um sulista: o Internacional de Porto Alegre. Embate tri-legal tchê. Durante a partida, eu ficava besta notando as reações, as expressões faciais dos catalões frente aos Zés, Juniors e Gabirus brasileiros. Me parecia, às vezes, que o "Barça" não estava jogando pra valer, nem precisava suar a camisa para ganhar, não valia a pena. Porém a pena escreveu outra história e aconteceu o inesperado: a derrota. E eles não estavam preparados para isso. Por quê?

(créditos da imagem: http://forum.fifa-evolution.com)

Parafraseando a campanha anti-racista da própria LIGA, isto aconteceu porque faltou RESPEITO.
Se existe tanta cautela ao se enfrentar a Seleção Brasileira, ainda que os convocados em sua maioria atuem no exterior, não se pode esquecer da fonte, da origem: os clubes brasileiros.
É isso: respeito é bom, e todo clube brasileiro gosta.

Sob Nova Direção

Está aberto, enfim, o Blogs e Bebes. Aqui buscarei elevar meu espírito e me tornar uma pessoa melhor, apesar dos posts sobre esportes, cinema, internet, música e tiragostos em geral. Estou me valendo deste meio como forma de suprir a ausência junto aos meus amigos (ou ao menos, tentar amenizá-la). E é a vocês, meus amigos, de Sampa, de Jampa, de infância e também, porque não, de tolerância, a quem eu dedico este blog.