Páginas

22 junho 2010

Película: Dances with Wolves (Dança com Lobos)

Assistindo ao recente e milionário Avatar, lembrei da semelhança do roteiro com O Último Samurai que ressalta a trajetória de um guerreiro exemplar que, renegando aos seus costumes, seus ideais e até sua própria origem, acaba por abraçar uma nova cultura, ou uma nova espécie (no caso dos "azuis" de Cameron).

(Cenas dos filmes: O Último Samurai / Avatar)

O romantismo corajoso de assumir um povo em derrocada, pela honra, por amor, pelo certo e pelo acerto da escolha. Daí, puxei na memória o antecessor destas duas (e bem sucedidas) produções: Dança com Lobos.


Baseado no livro de Michael Blake, o roteiro concebido pelo próprio autor nos remete à guerra civil norte-americana, expondo o massacre contra os nativos indígenas. Neste interím, surge a figura do Tenente John Dunbar (Kevin Costner).
Este jovem oficial de cavalaria que se destaca como herói na Guerra, recebe a chance de escolher o lugar onde quer servir e acaba sendo enviado para guardar um posto longínquo e solitário na fronteira; um lugar com forte predominância do povo Sioux-Lakota. Com o tempo, ele estreita os laços e o convívio com os índios, ignorando sua carreira e o vínculo que possuía com o exército americano em favor de sua ligação com os peles-vermelhas que o adotaram.

CENA DESTAQUE: A execução do lobo, o mascote do Ten. Dunbar. Esta cena sintetiza o filme, explicando a diferença entre os povos.

FICHA TÉCNICA:
título original: Dances With Wolves (vencedor de 7 Oscars)
lançamento: 1990 (EUA)
direção: Kevin Costner
atores: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant e Floyd Red Crow Westerman
duração: 180 minutos
gênero: drama / western

Fontes de pesquisa: Wikipedia / Adorocinema.com



Um comentário:

Jefferson Cardoso disse...

Me lembro de ter assistido esse filme em 1994, na biblioteca do CPM. A cena inicial ficou na minha memória. Preciso rever. @br@ção!